A mente de um empreendedor de sucesso não pode estar baseada apenas na vontade de “não trabalhar para outras pessoas”. Quando um empreendedor se arrisca em um negócio, enfrenta a realidade e desafios que vão muito além do capital inicial: é preciso moldar a própria mente para competir no mercado, se manter criativo, inovador e ainda estar preparado para dias bons e dias difíceis.
Com base nas características de grandes empreendedores brasileiros e insights da neurociência, este artigo explora as competências cruciais que podem te ajudar a construir uma carreira sólida e uma mente focada no sucesso.
Dessa forma, identifique o que já é um potencial nato e as habilidades que você precisará trabalhar para mudar alguns padrões de comportamento.
A mente empreendedora produz pensamentos criativos
Criatividade não é só sobre criar coisas novas, mas também ter uma visão inovadora para transformar algo que já existe. No Brasil, Luiza Trajano, fundadora da Magazine Luiza, começou com uma pequena loja que se tornou uma gigante do varejo online ao antecipar a revolução digital. Ela transformou suas lojas em um grande e-commerce e é uma inspiração!
🧠A neurociência aponta que o córtex pré-frontal, responsável pelo planejamento de longo prazo, é essencial para essa habilidade.
Estimule essa área com sessões de brainstorming ou resolução de problemas criativos, mantendo sua mente aberta a novas ideias.
Resiliência e Gestão Emocional
No contexto brasileiro, onde crises econômicas não são raras, a resiliência é uma questão de sobrevivência empresarial. Além disso, situações que não estão sob nosso controle podem mudar o jogo da noite pro dia, como aconteceu na pandemia, por exemplo.
Abílio Diniz, que reergueu o Grupo Pão de Açúcar após dificuldades, exemplifica essa força.
🧠A psicologia explica que o manejo do sistema límbico e a regulação do cortisol (hormônio do estresse) são vitais.
Dificilmente você vai encontrar histórias de grandes empresas que nunca passaram por crises, então ser dono das próprias emoções, precisa vir antes de ser dono de um grande império. Pratique meditação ou técnicas de respiração para reduzir o estresse, aumentando sua flexibilidade emocional e capacidade de superação.
Quem tem mente de empreendedor, precisa ter espírito de liderança
Ainda que você não tenha funcionários, a colaboração precisa fazer parte da cultura organizacional da sua empresa. Afinal, se você tem vontade de crescer, um dia poderá ter um quadro de funcionários e precisará liderá-los.
Jorge Paulo Lemann, do 3G Capital, uniu esforços para criar gigantes como Ambev, destacando-se pela liderança visionária.
🧠A ocitocina, hormônio da confiança, fortalece relações interpessoais, segundo estudos neurocientíficos.
Adote empatia e crie o hábito de dar e receber feedbacks para estimular conexões cerebrais positivas entre pessoas.
Gestão Financeira e Tomada de Decisão
Controlar custos e gastos, além de tomar decisões baseadas em dados garante a saúde financeira da empresa e da vida pessoal.
Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up, é um exemplo de quem investiu estrategicamente para escalar seu negócio. Ter um plano não é uma garantia de que nada sairá do curso, mas garante intencionalidade e análise dos resultados com maior precisão, em menos tempo.
🧠De acordo com estudos, o lobo frontal auxilia na análise de riscos. Você pode treinar essa parte do cérebro com simulações mentais de cenários financeiros para aprimorar suas escolhas e evitar perdas.
A mente empreendedora nunca pára de aprender
Imagine esse cenário: uma pessoa que se formou em análise de sistemas nos anos 90 e não continuou a estudar, já não sabe nada sobre o assunto hoje em dia. Até empresas de grande valor podem cair no erro de não se atualizarem. É o caso da Kodak, por exemplo. Mesmo sendo a pioneira na criação de câmeras digitais, preferiu engavetar a ideia porque acreditavam que o novo negócio traria prejuízos para a venda de filmes fotográficos. O resto da história você já sabe: outras empresas do ramo de fotografia aceitaram a mudança, estudaram novas estratégias e continuaram no mercado. Por outro lado, a Kodak declarou sua falência em 2012.
Quem topa entrar para o jogo do empreendedorismo não pode se dar ao luxo de dormir no ponto!
🧠Participe de imersões, conferências, palestras, cursos de especialização e o que puder. O aprendizado contínuo reforça sinapses cerebrais e vai te manter por dentro das inovações.
Comunicação eficaz
Você acha difícil interagir com pessoas? Se sim, você vai precisar trabalhar essa habilidade urgentemente. Afinal, é impossível seguir com uma empresa totalmente sozinho! Ainda que você seja empresário ou microempreendedor individual, precisa saber vender seus produtos ou serviços, além de criar conexões e parcerias com fornecedores e clientes. Por fim, em algum momento pode precisar contar com outros profissionais como advogados, seu contador, etc.
Roberto Justus construiu sua marca com comunicação persuasiva e se você não nasceu com essa habilidade, pode adquirir.
🧠O giro supramarginal melhora a empatia, no sentido de compreender e interpretar informações visuais e auditivas.
Pratique storytelling para ativar áreas cerebrais ligadas à memória e emoção, conectando-se melhor com clientes e parceiros.
Gestão do Tempo e Produtividade
Priorizar tarefas otimiza resultados porque você consegue organizar o tempo para manter a boa produtividade sem causar exaustão. Além disso, você não pode esquecer de ter tempo para coisas prazerosas e para a vida fora do trabalho.
🧠O lobo parietal regula a atenção, segundo estudos. Experimente o método Pomodoro (25 minutos de foco) para alinhar o ritmo cerebral e aumentar a produção durante a rotina de trabalho. Utilize planners e agendas para organizar todos os seus compromissos profissionais e pessoais.
A mente empreendedora é o equilíbrio de várias habilidades
Ser um empresário bem sucedido não é só sobre ter dinheiro. Como você viu neste conteúdo, temos exemplos de quem começou com pouco e criou uma fortuna, assim como empresas de sucesso mundial podem acabar.
Acredite: a persistência pode vencer habilidades de nascença, portanto não pense que se você ainda precisa desenvolver alguma delas, não pode começar sua empresa. Desde que você esteja disposto a praticar, significa que possui uma mente empreendedora com a força de vontade necessária para alavancar!🚀
A gestão da vida pessoal e empresarial é sobre resiliência, liderança e, claro, a gestão das receitas e despesas. Mas e se a forma como você lida com dinheiro pudesse ser ainda mais organizada? O minimalismo financeiro é uma filosofia que propõe simplificar a forma como lidamos com nossos gastos. Veja mais sobre essa abordagem!