O Brasil é o maior produtor de açaí do mundo, então é uma super oportunidade para nós brasileiros empreendermos com essa fruta que virou símbolo nacional. Ainda que o açaí tenha preparos e modo de consumo diferentes pelo país, a versão tipo creme ou sorvete com acompanhamentos tem um destaque especial! Na lista de produtos mais vendidos de 2024 do Ifood, o açaí só perdeu para marmitas prontas e padaria, ou seja, tem um enorme potencial de venda.
Se você quer vender açaí em casa, mas não sabe por onde começar, este guia é para você! Vamos te mostrar desde o posicionamento no mercado até ideias de montagem dos copos, para que seu delivery de açaí prospere.
Definindo seu produto no mercado
O açaí é um alimento muito versátil, sendo assim, pode ter vários tipos de complementos. Mas, para quem está começando nem sempre é viável ter um cardápio extenso demais. Além disso, um consumidor de Minas Gerais pode ter o gosto totalmente diferente de um consumidor do Ceará ou do norte do Brasil, por exemplo.
Portanto, o primeiro passo para montar seu delivery de açaí será estudar o que seus concorrentes estão vendendo.
Entre no iFood ou outras plataformas de delivery e observe os cardápios das açaíterias da sua região. Analise quais acompanhamentos eles oferecem, os tamanhos dos copos e as tendências de apresentação. Isso ajuda a entender melhor os insumos que você precisará, além de definir o público-alvo da sua loja. Você não deve copiar, mas utilize as informações para:
- Definir tamanho dos copos, caixas ou tigelas de açaí;
- Ter ideias para manter as vendas mesmo em épocas de baixa demanda, como o inverno. A princípio, você não precisa colocar produtos complementares, mas se antecipe no planejamento.
- Fazer uma lista de acompanhamentos que não podem faltar e frutas mais pedidas
Acompanhamentos mais populares para açaí
- Granola (clássico indispensável)
- Banana
- Morango
- Manga
- Creme de avelã (Nutella)
- Leite pó
- Leite condensado
- Paçoca
- Chocolate em gotas, caldas ou confeitos
Ao comprar os acompanhamentos, priorize qualidade e não exagere na quantidade de produtos perecíveis. Além disso, tenha atenção à validade dos ingredientes, especialmente para delivery, para evitar desperdícios.
Utensílios e estrutura básica para montar uma açaiteria caseira
- Freezer: para armazenar o açaí.
- Geladeira: para conservar condimentos e frutas.
- Boleador, colheres e facas: para cortar frutas e servir o açaí.
- Balança digital: para medir os ingredientes com precisão.
- Copos e potes: em diferentes tamanhos para atender a todos os clientes, lembrando de comprar embalagens adequadas para transporte.
- Colheres e canudos: mesmo para delivery, alguns clientes podem querer consumir na hora.
- Suporte para delivery: tipo colmeia de isopor para transportar os copos sem derramar.
- Bancada: para montagem dos açaís.
- Etiquetas: para identificar sabores e facilitar a entrega.
Esses itens são essenciais para que você consiga oferecer qualidade, organização e praticidade, principalmente se tiver mais de um pedido ao mesmo tempo.
Montagem do Açaí: Dicas Práticas
A montagem correta do copo é essencial para ter uma boa aparência e padronização.
- Use medidores: copinhos ou balanças digitais garantem que cada complemento tenha a mesma quantidade. Evite usar apenas colheres ou “olhômetro”, pois de pouco em pouco, você perderá parte do seu lucro.
- Camadas equilibradas: ao montar o açaí, intercale camadas de açaí e complementos, respeitando o limite do copo para não transbordar.
- Temperatura de conservação: ajuste a temperatura do freezer para que o açaí não cristalize e fique fácil de bolear. Normalmente o ideal para manter uma boa textura é -18°C ou pouco abaixo dependendo da marca. Confira as instruções do seu fornecedor.
- Apresentação visual: finalize com frutas, granola ou caldas de forma organizada. Isso ajuda na foto para redes sociais e aumenta a percepção de qualidade.
- Entrega organizada: coloque colheres, guardanapo e lacre na sacolinha ou embalagem craft. Use suportes no transporte para não derramar ou desfazer a apresentação.
Exemplo de montagem básica em copos de 330ml:
- 80g de açaí
- 10g de leite condensado
- 5g de granola
- 5g de leite em pó
- Rodelas de banana ou outra fruta escolhida pela cliente por cima
Como fazer a divulgação do seu delivery de açaí em casa
Não basta ter um ótimo produto se ninguém conhece sua loja. Algumas estratégias que funcionam muito bem:
- Redes sociais: abra perfis no Instagram e Facebook e poste fotos atrativas dos seus copos de açaí. Use Stories, Reels e posts no feed para gerar engajamento principalmente nos grupos do seu bairro.
- WhatsApp Business: tenha um chip exclusivo para sua loja. Configure mensagens automáticas, horários de atendimento e até o cardápio dentro do app.
- Parcerias: mesmo microinfluenciadores locais podem ajudar a atrair novos clientes.
- Marketing visual: o bom e velho panfleto ainda pode funcionar nos bairros, além disso, você pode colocar um banner bem chamativo na fachada.
Estratégia final: Fidelização
Desde que você use bons produtos, acredite, seus clientes vão voltar! Se você não tem muito dinheiro para investir inicialmente, ofereça o mínimo de variedade possível, mas não deixe de ter opções personalizáveis para agradar o máximo de pessoas. Além disso, leve em consideração sugestões dos seus consumidores locais e ajuste o cardápio conforme o gosto das pessoas e sazonalidade.
Nos meses mais frios do ano, se reinvete! É possível vender doces, petit gateau com açaí, misturas prontas para chocolate quente e muitas outras opções.
Seguindo essas etapas, seu delivery de açaí em casa tem tudo para conquistar clientes e crescer! Além disso, ter várias oferecer várias formas de pagamento também ajuda na fidelização, portanto conheça as maquininhas que aceitam vales.