Seus dados valem muito, por isso golpistas utilizam tecnologias e formas sofisticadas para roubar todo tipo de informações pessoais.
Os cartões de crédito oferecem muitas camadas de proteção, mas podem ser um alvo fácil na mão de criminosos se não tomarmos cuidados básicos.
Aqui estão algumas dicas cruciais para proteger suas transações e impedir o uso fraudulento tanto online, quanto no cotidiano.
Seus dados são particulares, não compartilhe!
Não informe sua senha por telefone e não responda e-mails suspeitos. Um golpe bastante comum é o famoso e-mail ou contato por whatsapp de criminosos que se passam por um atendente de banco para confirmar uma suposta compra não autorizada.
Normalmente os emissores costumam bloquear o cartão imediatamente em caso suspeitos, então essa não é uma prática usada pela maioria das empresas, ninguém vai te ligar ou contatar de outras formas exigindo que você informe os números do seu cartão de crédito, tampouco senhas pessoais.
Ative Alertas e Notificações
Muitos bancos oferecem serviço de notificação em tempo real por SMS ou aplicativo, por exemplo.
Configure para receber avisos sempre que o cartão for utilizado em uma compra, dessa forma se em algum momento você perceber uma movimentação que não foi feita por você, poderá pedir o bloqueio imediato.
Também é recomendado ter o hábito de revisar seu extrato, além de ajudar no controle financeiro, você vai perceber qualquer atividade desconhecida e se acontecer, entre em contato com seu banco.
Proteção em compras online
Na última edição da Black Friday (2024), a Redbelt Security identificou a criação de até 500 sites de compras falsos por dia. Muitos deles eram extremamente convincentes, utilizando domínios semelhantes aos originais (como “magazineluisa.com.br” em vez de “magazineluiza.com.br”, por exemplo) capazes de enganar olhos menos atentos.
Desconfie de ofertas e links estranhos enviados por remetentes desconhecidos, seja por email ou mensagens de texto. Além disso, mesmo que aparetemente um site pareça familiar, mas tem uma oferta “boa demais para ser verdade”, é melhor verificar a autenticidade antes de fornecer suas informações e concluir uma compra. Além disso, você pode:
- Ao clicar em links no Google ou redes sociais, faça uma busca reversa no Google Imagens para confirmar a autenticidade.
- Se o pix/boleto estiver direcionado a um CPF em vez de CNPJ, considere isso um forte indício de fraude.
- Por fim, hoje em dia praticamente qualquer cartão de crédito oferece a versão virtual para compras online com números temporários e até dinâmicos, ou seja, você não precisa divulgar os dados reais do cartão oficial.
Fique de olho em seu cartão físico
Não o deixe exposto em nenhum lugar porque os números impressos e o CVV são suficientes para que pessoas mal intencionadas façam compras online, por exemplo.
Além disso, há relatos de pessoas que caíram no golpe do pagamento por aproximação em shows e lugares com muita aglomeração.
Desabilite essa opção sempre que estiver em lugares assim,pois apesar de muitas vezes ter um valor limitado para esse tipo de transação, ninguém quer perder dinheiro por menor valor que seja, não é mesmo ?
Mantenha seus dispositivos móveis sempre seguros
Mantenha seu computador, smartphone e outros dispositivos atualizados com as últimas atualizações de proteção, principalmente se você tem o hábito de usar e-commerces para compras.
As vendas online têm crescido e muitas pessoas focam na experiência de compra e esquecem de verificar se o ambiente está seguro.
Além de instalar antivírus, verifique se a barra de endereço dos sites indicam o ícone de cadeado e evite lojas desconhecidas e com poucas avaliações.
Crie senhas fortes
Se você tem o login dos seus bancos instalados no celular, sempre crie senhas difíceis. Da mesma forma, não configure a senha do seu cartão de crédito com número simples ou datas de aniversário, por exemplo.
Também existem aplicativos que “escondem” aplicativos que você quer manter mais protegidos, uma ótima opção para disfarçar as aplicações de bancos e cartões.
Essa é uma medida inteligente para evitar o uso indevido em caso de perda ou roubo do seu celular.
Cuidados Específicos com Cartões de Crédito Empresariais

As dicas acima são valiosas para a proteção de cartões pessoais, mas quem tem um negócio próprio precisa de cuidados adicionais. Os cartões de crédito empresariais, voltados para PJ e MEI, exigem ainda mais atenção porque, na maioria das vezes, não são usados apenas pelo dono do negócio. Funcionários ou sócios também podem ter acesso ao cartão, e isso abre margem para riscos internos e externos.
Controle de usuários e limites individuais
A maioria dos bancos já está de olho nas práticas que podem ser ruins, então permitem configurar limites personalizados para cada cartão adicional. Assim, um funcionário que precisa do cartão apenas para despesas do dia a dia não precisa acessar o mesmo limite de quem gerencia compras maiores.
2. Relatórios e conciliação de gastos
Cartões business geralmente oferecem relatórios detalhados por usuário ou categoria. Utilize essa função para conciliar despesas, identificar padrões de uso e reduzir fraudes internas. Além de segurança, esse hábito melhora a gestão financeira e seu contador vai agradecer!
3. Cartão virtual para fornecedores
Ao lidar com pagamentos recorrentes a prestadores de serviço ou fornecedores online, prefira usar cartões virtuais dinâmicos. Alguns bancos permitem gerar e identificar vários cartões diferentes sem custo, o que ajuda a categorizar gastos e bloquear apenas aquele cartão em caso de problema.
4. Monitoramento em tempo real
Ative alertas de transação no celular ou e-mail do responsável financeiro da empresa. Em vez de apenas receber notificações no app de cada colaborador, centralize no gestor. Isso cria uma camada extra de supervisão e ajuda a detectar movimentos suspeitos imediatamente.
5. Atenção ao reembolso de despesas
Evite que funcionários usem o cartão pessoal para despesas da empresa. Essa prática pode dar confusão contábil e dificulta a transparência. Prefira sempre centralizar no cartão PJ com controle ativo.
6. Risco de engenharia social direcionada a empresas
Golpistas sabem que negócios movimentam valores maiores. Por isso, ataques de phishing e engenharia social costumam ser ainda mais sofisticados quando o alvo é PJ. Desconfie de qualquer ligação ou e-mail solicitando confirmação de dados de CNPJ, senhas de gestão ou números de cartão corporativo.
Saiba o que fazer em caso de problemas
Esperamos nunca precisar, mas é bom ter um plano de ação caso aconteça algo errado, concorda ?
Se você suspeitar que seu cartão foi comprometido, entre em contato com seu banco imediatamente para fazer o bloqueio e iniciar os procedimentos necessários ou até contestar uma transação.
O número da central de atendimento normalmente fica no verso do cartão, mas hoje em dia a maioria dos bancos também tem suporte online por aplicativos.
Se você já tem certeza que foi vítima de uma fraude ou uso indevido, procure uma delegacia mais próxima ou atendimento móvel da polícia militar para fazer um boletim de ocorrência. Esse será um documento importante para te resguardar e te ajudar nos próximos passos, como a contestação de gastos que não são seus, por exemplo.
Seguindo essas recomendações, você pode se proteger e reduzir significativamente o risco de golpes.
A segurança financeira começa com hábitos responsáveis e atenção aos detalhes, tanto online quanto offline.
A segurança financeira começa com hábitos responsáveis e atenção aos detalhes. Para ter uma proteção completa, você pode considerar também outras formas de segurança financeira, como seguros para profissionais autônomos, que ajudam a proteger sua renda e saúde.