Aposto que se você sonha em trabalhar por conta própria já pensou várias vezes se é possível começar a empreender com pouco dinheiro. Acertei ?
Certa vez eu participei de um desafio na prática em um curso profissionalizante de empreendedorismo. Nós tínhamos que começar um mini negócio com 5 reais e o aluno que multiplicasse esse valor com mais eficiência dentro de 30 dias ganharia a competição.
Para a minha experiência comprei pirulitos, enfeitei com fita e coração de papel e consegui vender tudo em um parque no mesmo dia. Depois disso comprei mais material e assim cheguei ao final do desafio com um faturamento de R$387,00 reais.
Essa é uma prova de que começar pequeno é difícil, mas não impossível! Com criatividade para iniciar um negócio com pouco dinheiro e um planejamento mais sofisticado do que a competição que participei, você pode ir muito longe.
Com este artigo quero te ajudar a pensar em modelos práticos que prometem ser bastante lucrativos. Além disso, você não vai sair daqui sem ter um bom direcionamento para o sucesso do seu empreendimento com dicas extras valiosas.
Como empreender com pouco dinheiro em tendências do mercado pet

Vender produtos ou serviços para animais domésticos é um nicho lucrativo no Brasil. Nosso país só fica atrás dos Estados Unidos e China em faturamento com este tipo de negócio.
Passear com os cãezinhos e fazer serviços de banho e tosa sempre têm bastante procura, mas que tal sair da caixinha ? Os tutores nem sempre têm tempo para lidar com certas demandas e é aí que você pode entrar!
Ideias para começar no nicho de pets
- Produção de comida natural para cães e gatos
- Acompanhante de pet em recuperação pós operatória
- Hotelzinho na sua própria casa ou em um espaço adaptado
- Confecção de roupas personalizadas e fantasias para pets
- Tosa criativa
A cozinha pode te dar uma margem de lucro alta

Saindo do universo pet, outra área com grande potencial é a culinária.
Pode apostar que muita gente paga por uma boa refeição, seja por falta de habilidade para cozinhar bem ou devido ao dia a dia muito corrido. A produção de marmitas caseiras congeladas ou frescas é uma ótima alternativa, mas também tem bastante concorrência.
Você também pode explorar outras tendências promissoras começando com coisas que talvez você já tenha em casa!
Como a cozinha pode te dar uma margem de lucro alta
- Venda de produtos especiais como gluten free, zero lactose, doces sem açúcar e outras adaptações para restrições alimentares
- Catering: Além de preparar refeições, você pode fazer o upsell. Já pensou em entregar um serviço completo com louça, talheres, mesa posta, entre outros ? Isso agrega valor ao serviço e pode aumentar significativamente a sua oferta.
- Comidas com uma apresentação especial para datas festivas e eventos: As grazing tables são um charme e basicamente você só precisa investir em boas embalagens e criar uma excelente apresentação. As finger foods também necessitam de pouco dinheiro para a produção e podem atender a eventos empresariais, casamentos, aniversários, entre outras festas.
Transformando um conhecimento em dinheiro

Você pode empreender com pouco dinheiro ao monetizar seu conhecimento. A princípio, você vai precisar começar com um baixo investimento para produzir divulgação e atingir o seu público alvo, mas tem ótimas chances de um bom retorno.
Muitas pessoas conseguem fazer dinheiro pela internet, bem como presencialmente ao ensinar o que dominam.
Tipo de coisas que você sabe ensinar e pode vender
- Assessoria profissional: consultoria de moda, imagem, comunicação, estratégica para negócio… Pense no que você é bom e venda o que sabe para quem precisa de ajuda.
- Aulas e mentorias: idiomas, reforço escolar, cursos online etc
- Produção de conteúdo para redes sociais de empresas e influencers
Como empreender com pouco dinheiro na área de beleza e bem estar

De acordo com o Sebrae, “o Brasil tem o quarto maior mercado de beleza do mundo”. Mas com um mercado tão aquecido ainda tem espaço para expansão ?
A Sigu, por exemplo, é uma startup de sucesso que une profissionais da beleza com quem precisa de atendimento domiciliar.
Você também pode inovar com ideias enxutas e rentáveis que não precisam de muitos equipamentos. Além disso, o espaço de atendimento pode ser sua própria casa, na casa do cliente ou um aluguel simples a princípio.
Inove no mercado de beleza com baixo investimento
- Manicure e pedicure com atendimento à domicílio combinado com serviços de spa como escalda pés, tratamento com argila etc
- Massagem relaxante e estética no seu local de atendimento ou com deslocamento. Adicionalmente, você pode focar em terapias alternativas e complementares que está em alta para o público que se preocupa com abordagens naturais.
- Serviços de beleza para públicos específicos como maquiagem especializada para pele negra, maquiagem para pessoas com pele sensível etc
Veja como vender hobbies

Aquilo que a gente faz como uma expressão pessoal pode ter uma boa rentabilidade. Quantas mulheres já não sustentaram suas famílias com a costura e o artesanato ? Quanto mais hoje com tantos recursos!
Além dos produtos feitos a mão que podem ser vendidos em feiras,redes sociais, site próprio e marketplaces como Elo7, Mercado Livre, Olx, entre outros.
Veja outros hobbies para vender
- Fotografia: Ensaios, cobertura de eventos e nichos específicos como fotografia esportiva
- Jardinagem: Confecção de arranjos naturais, paisagismo, manutenção de jardins domésticos e de empresas etc.
- Produtos personalizados: lembrancinhas especiais (o nicho de maternidade e bebês é excelente), aniversários, brindes empresariais etc.
Como divulgar e atrair clientes sem gastar muito
Como novo empreendedor a primeira coisa que você deve se preocupar é em estar presente nas redes sociais. Seus futuros clientes certamente irão procurar a sua marca em busca de feedbacks que passem confiança.
Incentive as pessoas a deixarem um comentário sobre a experiência que tiveram com sua empresa. O número de seguidores será uma consequência. É melhor crescer de forma orgânica, mas com pessoas realmente engajadas, do que ter um número expressivo que não dá nenhum retorno.
Por outro lado, eu sei que não dá para esperar enquanto as contas nas redes crescem, então você pode usar algumas estratégias para ganhar mais clientes:
- Permuta: Você pode criar parcerias com influencers da sua região para divulgar o seu trabalho.
- Marketing digital: Use as ferramentas de impulsionamento das redes sociais para aumentar suas vendas e ganhar mais visibilidade nas suas publicações. O interessante é que você pode desenvolver isso aos poucos, com o quanto tiver para investir.
- Indicações: O marketing mais honesto ainda é o boca a boca, então se preocupe em oferecer um bom trabalho!
Aproveite para oferecer descontos ou ofertas especiais sempre que ganhar um cliente através de indicação.
Como fazer um plano de negócio
A falta de planejamento financeiro é um erro fatal para quem quer empreender com pouco dinheiro. O fato de não fazer um aporte muito grande pode causar uma sensação de menor risco de perda e por isso alguns micro empresários ignoram essa etapa.
Analise os custos fixos, variáveis e dessa forma, faça a precificação correta, além de estruturar sua operação.
Você terá um estoque ou vai produzir sob demanda ? Você mesmo fará entregas ou precisará contratar uma transportadora quando as vendas começarem a sair bem ?
Tudo isso faz parte do plano de negócios que ajuda a evitar erros antes de ir para o mercado na prática, além de organizar e apoiar na administração da sua empresa.
Se você não faz a mínima ideia de como traçar o seu próprio plano de negócios, faça o download com as instruções práticas e simples do Sebrae que você pode ver aqui. É só preencher de acordo com a realidade do seu empreendimento!
Depois volte aqui e nos conte as oportunidades que identificou e possíveis falhas que você conseguiu evitar ao elaborar o seu plano.
Conclusão
Você já viu que é possível transformar uma ideia em dinheiro. Mas agora, é hora de levar mais a sério.
A formalização é o caminho para expandir, ter mais credibilidade e até emitir nota fiscal. Quer saber como fazer isso de forma simples? Para dar o próximo passo e formalizar sua paixão, veja como abrir um MEI e garantir um futuro mais seguro para o seu negócio.