Celular com a tela ligada em uma calculadora para representar aplicativos de controle de finanças.

Estudos mostram que os brasileiros passam em média até 3 horas por dia navegando por aplicativos de seus celulares, então que tal aproveitar um pouco desse tempo para organizar a vida financeira com aplicativo para finanças pessoais ?

Tanto para Android, quanto IOS, você pode encontrar diversos apps que ajudam a criar uma nova rotina para se relacionar bem com seu dinheiro.

Nesse sentido, se você sente que precisa começar a se planejar melhor e dar mais atenção a como cuida do seu dinheiro, esse post com certeza vai te ajudar. Agora, veja a seleção dos melhores apps da categoria:

1 – Gastos (Gestor de orçamento)

  • NOTA 4.9
  • +10M de downloads

De antemão, essa primeira opção é ideal principalmente para as pessoas que preferem praticidade ou que estejam começando a se organizar e não sabem muito bem por onde começar.

Este app sincroniza suas contas e reúne a maior parte das suas informações em um único lugar. Além disso, os gastos com cartões e seus ganhos ficam centralizados no app e você só vai precisar fazer anotações quando usar dinheiro vivo.

Ainda dá para cadastrar lembretes de pagamentos frequentes para garantir que vai manter as datas sempre corretas. Por fim, o app tem algumas funções diferenciadas como ofertas de empréstimos e outros produtos financeiros.

2 – Money Manager

  • NOTA 4.7
  • +10M de downloads

O “Money Manager” é focado em finanças pessoais, com o diferencial importante de registrar ativos. Embora a sua estrutura de contabilidade de dupla entrada possa ser utilizada por microempreendedores ou freelancers para um controle simplificado, as funcionalidades são primariamente voltadas para o usuário individual.

  • Gestão geral: Gerencia entradas e saídas de dinheiro em contas, além de depósitos.
  • Controle de orçamento: Permite definir orçamentos semanais, mensais e anuais, mostrando o progresso com gráficos.
  • Gestão de cartões: Facilita o controle simultâneos de cartões de crédito, com visualização fácil dos valores a pagar por categorias. Adicionalmente é possível organizar o débito automático.
  • Estatísticas: Ele analisa automaticamente o comportamento financeiro do usuário com visão de melhoria.
  • Backup e sincronização: Permite a criação de backups para arquivos do Excel e a utilização do aplicativo via Wi-Fi para visualização dos dados em um PC.

3 – Organizze Controle financeiro

  • NOTA 4.6
  • +1M de downloads

Bem como os outros, o Organizze também junta os dados se várias contas bancárias e cartões.

Até então, ele é o que tem a nota mais alta nas lojas de aplicativos, provavelmente porque ele é um dos gerenciadores financeiros com a interface mais simples e intuitiva.

Com ele você pode criar categorias para seus gastos e ganhos e criar alertas sobre as despesas, assim evita pagar contas atrasadas, por exemplo. Por fim, ele tem a versão básica gratuita e a premium com recursos mais completos, dessa forma você define o que compensa mais para você.

3 – Minhas Economias

  • NOTA 4.4
  • +1M de downloads

O app Minhas Economias também permite que você gerencie o saldo de várias contas e cartões de crédito, contudo, não faz nenhuma transação financeira.

Assim, podemos dizer que ele funciona como uma grande planilha organizadora, que você deve usar como ferramenta para fazer “sobrar” uma graninha no fim do mês.

O grande diferencial dele é que dá para exportar planilhas do Excel, portanto se você já está familiarizado com o programa, essa é uma excelente função.

5 – Minhas Despesas

  • NOTA 4.1
  • +1M de downloads

Você é o tipo de pessoa que não tem muita paciência para analisar vários gráficos e funções ? O aplicativo Minhas despesas é simples e prático.

Ele é adaptado para quem não tem costume de acompanhar gastos e não entende sobre contabilidade, assim quem não tem familiaridade não vai achar difícil.

Um dos pontos interessantes é que você pode compartilhar suas informações por email, ou seja, essa função é ideal para quem divide despesas com outras pessoas, por exemplo. Além disso,também dá para exportar um resumo mensal para o Excel de forma bem simples.

Depois dos apps, o próximo nível são as IAs

Gostou de conhecer os melhores aplicativos para finanças? Agora, imagine ter um assistente financeiro que aprende com você e te ajuda a tomar decisões ainda mais inteligentes. Nesse sentido, o futuro da organização financeira é a inteligência artificial como ferramenta!

Se você gosta de se familiarizar com o que há de mais novo, conheça agora como usar algumas IAs para finanças que podem te ajudar a identificar gastos excessivos, automatizar categorias e até criar planilhas sem esforço!

By Francyelle Lemes

Especialista em Marketing de Conteúdo