Em tradução livre Open Banking significa “banco aberto”. Na prática esse sistema financeiro é uma tecnologia que reúne um conjunto de dados bancários e permite que estes sejam compartilhados entre instituições, desde que o cliente autorize.
Esse era o nome inicial do sistema que agora é mais amplo e passou a se chamar Open Finance porque concentra todas as informações financeiras, não apenas dados bancários.
Em outras palavras, o cliente tem mais controle sobre seus próprios dados e pode usar o sistema aberto para conseguir produtos financeiros mais baratos e com menos burocracia.
Quais são as vantagens do Open Finance para o consumidor ?
Vamos supor que você seja cliente do banco X há muito anos,dessa forma esse banco detém seu histórico como cliente. Agora, com o sistema você vai poder pedir que seu banco compartilhe com outros bancos seu histórico que pode comprovar seu bom comportamento com crédito.
Como resultado, outras instituições vão conhecer seu perfil e com isso você pode receber propostas e ofertas com condições muito melhores. Afinal, não vai precisar iniciar um relacionamento para que o novo banco te conheça antes de oferecer um cartão de crédito ou financiamento, por exemplo.
Além disso, o sistema permite uma maior democratização dos serviços, pois o cliente pode preferir ter o cartão de crédito do banco X e empréstimo do banco Y, conforme o que atender melhor.
Por fim, outro ponto positivo do sistema é que tanto pessoas físicas quanto empresas podem utilizá- lo.
COMO ADERIR AO SISTEMA
Para que você possa usar o Open Finance, o banco que você usa precisa ter essa funcionalidade. Para conferir se a instituição que você tem conta fornece essa opção siga as instruções:
✅Acesse o aplicativo ou site da sua instituição financeira e busque pela opção “Open Finance”.
✅Selecione quais dados você deseja compartilhar e com quais instituições.
✅Autorize o compartilhamento de seus dados.
Pronto! Depois disso suas informações já estarão integradas. Mas se em algum momento você não quiser mais usar, pode pedir a retirada da autorização.
Quais empresas fazem parte deste sistema ?
Antes de mais nada, apenas as instituições regulamentadas pelo Banco Central podem aderir ao sistema, entretanto algumas serão obrigadas.
É o caso das grandes empresas com importância internacional, como: Banco do Brasil, BNDES, Bradesco, Caixa Econômica, Citibank, Credit Suisse, Itaú e Santander.
Contas de pagamentos e fintechs como PagBank, Nubank, C6 etc, podem escolher entre aderir ou não.
Todavia, as instituições que queiram receber as informações também têm que compartilhar.
Compartilhar meus dados é seguro ?
Em primeiro lugar, apenas empresas oficiais e reguladas pelo Banco Central possuem autorização para fazer parte do sistema.
Nesse sentido, qualquer instituição que ofereça a opção do cliente compartilhar suas informações estará obrigada a seguir as regras que garantem a segurança dos consumidores.
Além disso, a prática se enquadra na Lei Geral de Proteção de Dados (n° 13.709/2018) e na Lei de sigilo bancário.
Juntamente com isso, apenas as instituições que você quiser poderão acessar seus dados.
Em conclusão, podemos ver que o Open Finance alcançou a mesma importância do PIX e tem revolucionado o atual sistema financeiro brasileiro.
Nesse sentido é bem provável que as ofertas aumentem, fiquem menos burocráticas e por vezes mais baratas.
Assim também os consumidores ganharão mais liberdade para manusear seus próprios dados e não precisam pagar nada por isso, então vale a pena usufruir.