Já imaginou colocar o dinheiro para ser seu empregado ? Em termos práticos, essa é a ideia da renda passiva: que o dinheiro trabalhe para o investidor, e não o contrário. 

Quem nunca sonhou em acordar de manhã e ver seu saldo bancário crescer enquanto dormia? A ideia de ganhar dinheiro sem precisar trabalhar todos os dias parece um sonho distante, não é mesmo ?

Mas na verdade, é possível realizá-lo desde que você compreenda o que é a renda passiva e como aplicá-la.

Vamos começar do zero: O que é a Renda Passiva ?

Em outras palavras, é um dinheiro que você ganha independente de um trabalho ,ou seja, não é fruto de esforço constante como quando você recebe um salário ou faz freelancers, por exemplo.

Em resumo, sua conta aumenta mesmo quando você está de folga, viajando ou, como diz o título, dormindo.

Mas não confunda isso com ganhos exorbitantes ou dinheiro de fontes duvidosas, a renda passiva não acontece do dia para a noite.

Claro, ela exige um certo esforço inicial para ser construída, mas depois disso, ela pode se manter e até crescer sem que você precise se dedicar o tempo todo.

Por que a renda passiva é tão poderosa ?

Nada no mundo é tão valioso quanto seu tempo, afinal ele não pode ser mensurado e é limitado, concorda ?

A renda passiva tem o poder de nos dar liberdade,porque vai receber mesmo sem vender sua hora de trabalho.
Isso significa que, ao longo do tempo, você pode escolher trabalhar menos e viver com mais paz, sabendo que não está desamparado e sem recursos.

Aliás, esse é um bom plano para a aposentadoria, já pensou nisso ?

Além disso, a renda passiva pode ser uma forma de construir riqueza através do tempo.
Ao reinvestir os lucros que recebe, o famoso efeito dos juros compostos entra em ação. 

Mas você sabe quais são as principais fontes de renda passiva ? Vamos explorar algumas opções!

Alguns investimentos populares são um bom começo

Esse é um dos exemplos mais clássicos, dificilmente você nunca ouviu falar ações, fundos imobiliários, títulos do governo ou CDBs, por exemplo.

Como  resultado, eles geram juros ou dividendos, que caem periodicamente na conta de quem os compra.

Exemplo prático: Imagine que você compra ações de uma empresa que paga dividendos (parte dos lucros que ela distribui para os acionistas).
Todo ano, você recebe uma parcela desse lucro, mesmo que o valor das ações suba ou desça no mercado. Se reinvestir esse dinheiro, ele pode crescer ainda mais.

Fundos Imobiliários (FIIs)

A princípio, colocar seu dinheiro em FIIs é como comprar pequenas partes de imóveis, como shopping centers, prédios comerciais ou residenciais. 

Assim, quando esses imóveis não estão vazios, você recebe uma parte do aluguel, porém sem a parte chata de lidar com inquilinos ou manutenções.

Exemplo prático: Você investe em um fundo imobiliário que possui vários escritórios alugados. A cada mês, parte do aluguel pago vai para os investidores do fundo, como você.

Uma opção de renda passiva moderna: Criação de um produto digital

Todo mundo já foi impactado com o anúncio de um e-book, curso online ou até um novo aplicativo.

Mas você já imaginou que também pode condensar um conhecimento que domina em um produto digital ?

Depois do esforço inicial de criação, esse produto pode ser vendido infinitas vezes sem que você precise trabalhar ativamente por horas.

Exemplo prático: Você é fenomenal na cozinha e quer ensinar pessoas a replicarem seu dom. Desde o básico do dia a dia, até bolos elaborados, todo tipo de conhecimento pode se transformar em aulas.
Por fim, depois que o curso é gravado e colocado em uma plataforma de ensino, ele continua sendo vendido e você recebe dinheiro toda vez que alguém se inscreve, mesmo que não faça nada adicional.

Aluguel de propriedades

Essa é uma forma tradicional de renda passiva, onde você compra um imóvel e o aluga.

A renda do aluguel se torna uma fonte estável de dinheiro.
Embora seja necessário lidar com questões administrativas de vez em quando, uma vez que o imóvel está ocupado, o fluxo de dinheiro é constante.

Exemplo prático: Você compra um apartamento e o aluga por R$2.000,00 por mês. A cada mês, enquanto o imóvel estiver alugado, esse valor entra na sua conta, sem você precisar fazer mais nada além de manter o contrato.

Inclusive pode ser uma ótima ideia investir parte dessa renda em investimentos para diversificar.

Dicas para começar a construir renda passiva

  • Comece pequeno: Não é preciso grandes quantias para começar. Aos poucos, você pode investir em fundos, ações ou outros produtos, conforme seu orçamento permite.
  • Invista em conhecimento: Antes de começar, busque entender melhor como funciona cada tipo de investimento. Quanto mais conhecimento você tiver, melhores decisões você fará.
  • Diversifique: Não coloque todos os seus ovos em uma única cesta. Ter várias fontes de renda passiva é uma forma inteligente de se proteger contra riscos.
  • Tenha paciência: Construir renda passiva leva tempo. Não desista nos primeiros meses; pense no longo prazo e em como isso pode te beneficiar no futuro.

Conclusão

Enriquecer dormindo é, na verdade, uma forma de dizer que você pode ganhar dinheiro fora de um sistema tradicional de emprego.
A renda passiva é um dos caminhos possíveis para chegar nessa liberdade financeira e viver com mais tranquilidade, no final das contas é isso que todos querem.

Para isso, invista em conhecimento, diversifique suas fontes de renda e, acima de tudo, seja paciente.
Com o tempo, a renda passiva pode se tornar uma parte fundamental do seu sucesso financeiro.